Acesso à informação

Acesso à Informação

Conheça a Cidade

Conheça a Cidade

be78ad8e-7e12-cdd6-db8a-15307ebae38b_530x420.jpg

A cidade está localizada na região do Caparaó Mineiro, a oeste do Pico da Bandeira, apresentando uma altitude de 645m na sede e 1.698m no município. Possui uma área de 152,737Km². De acordo com o Censo Demográfico do IBGE de 2021, a população total do município à época era  de 8.458 habitantes, sendo que pouco mais da metade da população vivia na zona rural. Os municípios limítrofes são Manhumirim, Luisburgo, Caparaó, Alto Caparaó e Iúna/ES.

O município é rico em sua paisagem natural, com montanhas e vegetação exuberantes, além de lindas quedas d’água, como a Cachoeira do Segredo, a Cachoeira das Andorinhas e a Cachoeira Bonita (esta, dentro do Parque Nacional do Caparaó, onde encontramos, também, o Mirante José Pedro).

Possui um Patrimônio Cultural rico, com 3 bens tombados a nível municipal (Antiga Estação Ferroviária, Conjunto Paisagístico da Praça Pe. Júlio Maria e um Carro de Boi da Fazenda Vista Alegre), além de uma festa registrada (Festa de Setembro, que acontece há mais de 115 anos) e inúmeros imóveis inventariados.

A antiga Estrada de Ferro Leopoldina passava pelo município e neste, encontram-se: duas Estações (Taquaruna e Jequitibá), o Túnel da Vista Bela (de 1914, com 116,30 m de comprimento) e dois Pontilhões (um na zona rural e outro, na zona urbana).

Na área educacional, o Colégio Evangélico da Igreja Presbiteriana de Alto Jequitibá foi um marco de qualidade no ensino, competindo com as grandes Escolas de Minas Gerais. Este educandário foi transferido para o Estado e foi criada a Escola Estadual Rev. Cícero Siqueira. Além deste Colégio, o município conta com várias Escolas Municipais, na zona urbana e rural.

No centro da cidade, encontra-se o imponente prédio da APCE (Associação Presbiteriana Cultural e Educacional), que abriga Encontros, Acampamentos, Congressos e outros Eventos Sociais. No passado, abrigou o famoso Internato Masculino, com a presença de mais de 500 estudantes.

O Município conta com o Distrito Padre Júlio Maria, localizado na Vargem Grande, com um Mirante que proporciona uma belíssima visão da Serra do Caparaó, onde se destaca o Pico da Bandeira, terceiro maior do Brasil. Este Distrito tem se desenvolvido bastante na cultura cafeeira, sendo uma das regiões com maior produção de cafés especiais. Atualmente, o Município vem ganhando destaque nacional e internacional com estes cafés. No ano de 2022, o Café Sofia foi o vencedor do Melhor Café do Brasil na Semana Internacional do Café (SIC), realizado em Belo Horizonte, ganhando o prêmio “Coffee of the Year”.

 
 
 
 
 

logo rodape

Endereço

Av. Catarina Eller, nº 421 - Centro
CEP: 36.976-000
Alto Jequitibá, MG.

Informações

Segunda a Sexta de 12h às 18h
Telefone.: (33) 3343-1268
Email: prefeitura@altojequitiba.mg.gov.br